Photobucket - Video and Image Hosting

22 January 2007

Percepção vs Realidade


Atenção, isto não é Realidade !

Lia um dia destes um artigo numa revista acerca das percepções efectuadas pelo ser humano. Em suma, o que o artigo pretendia esclarecer eram os impulsos que existem quando tomamos conhecimento de algo, quer seja objecto, pessoa, imagem ou cheiro.

Pus-me a pensar um pouco sobre isto, e cheguei à BRILHANTE conclusão que a Percepção É a Realidade! Isto é, se todos nós sabemos que as primeiras impressões são 60% (ou mais) para efectuarmos o nosso juízo sobre algo, será também “directo” concluir que o que nos apercebemos de algo ou alguém é aquilo que consideramos como REALIDADE!!!

Exemplos?

1 – Aston Martin – Nunca tive nenhum, nem nunca sequer andei num. Contudo acho que o carro é o SUPRA-SUMO de todos os automóveis.
2 – Macintosh – Nunca tive nenhum, já os vi à venda, nunca trabalhei com nenhum. Na minha opinião são computadores exactamente iguais aos demais, com outro design e diferente sistema operativo.
3 – Monte Carlo – Ainda não estive lá (enfatize-se o ainda…), mas a percepção que tenho é de aquilo ser supê-chic, e de grande “qualidade”.
4 – Argentina – Nunca la estive, nem conheço ninguém de lá, mas tenho uma percepção que a única coisa que de lá se aproveita são os jogadores de futebol e as argentinas!!!!
5 – Herman José – Não o conheço pessoalmente, não sei quem ele é na realidade, mas tenho a percepção que o gajo é gay!
6 – Vendedores – Aparece um vendedor vestido de fato e gravata, e outro de jeans e sweat e em antemão acho que o que veste fato e gravata será mais competente que o outro.
7 - A foto acima exposta - Que raios, um(a) hippie, provavelmente desalojado, provavelmente será toxicodependente, e tem de fazer aquelas figuras "tristes" para sobreviver. Será?? ou talvez alguém com gosto no que faz, e que até possa ser bem rica, e que me chame a mim desalojado por viver num apartamento?

Contrárias a estas minhas percepções, devem existir centenas ou milhares de pessoas que pensam exactamente o contrário… Mas porquê? Porque conhecem a REALIDADE? ou têm PERCEPÇÕES diferentes?

Será a realidade diferente da percepção?
Ou a percepção é a realidade?

Já agora, será que a vossa percepção de mim, é aquela que eu considero realidade?

8 comments:

Anonymous said...

acho que a a percepção está ligada com a realidade... agora serem o mesmo? não sei.

por vezes avalio coisas, destinos, pessoas por primeiras impressões (percepções?), que nem sempre poderão ser a realidade...

Blondie said...

Excelente tópico!!
as percepções são muitas vezes pre-juizos de valor. Temos determinada percepção da realidade antes de a conhcermos. Há pessoas que funcionam mais nessa base e baseiam (passo a redundância) o seu saber nas percepções, no saber empirico. E depois existem as outras pessoas que querem apurar se efectivamente a percepção que têm é verdadeira, ou seja, se corresponde ou não à realidade.

A minha percepção sobre ti não deve ser a mais real! Isto porque não te conheço pessoalmente. Acho que deves ser divertido e viver num t2 :) true?
ehehehe
Beijocas

Bruno, The Master said...

Como "pessoa de marketing" dir-te-ia que tens razão quando dizes que a percepção é a realidade. Mas no que concerne a produtos/serviços ou ideias!

Quanto a pessoas, acho que podemos extender o conceito.
Contudo tal como nos produtos é igual nas pessoas.
1 - Formulam-se ideias
2 - Conhece-se o produto
3 - Formula-se nova opinião mediante novas percepções
4 - Assume-se as novas percepções como realidade

Enfim, não me extendo mais, pois ainda me chamam nomes por tratar "tudo" no mesmo saco!

T-2 said...

blondie
tás quase lá na percepção que tens de moi memme... mas mesmo assim, acho que deve ser possível dizeres mais qualquer coisa, apenas pelas percepções que vais tendo aqui e acolá...
Eu acho até que é um "exercicio" muito giro, e que já o fiz com pessoas que me conhcem bem, e muitas das vezes as conclusões não são NADA iguais!!
Tens de o fazer (se tiveres coragem no escrotínio publico do teu blog)

T-2 said...

bruno
espero que na realidade não tratem "tudo" no mesmo saco!
Não gostaria de saber que as empresas me vêem como um produto...

Blondie said...

t2,
coragem é o meu nome do meio :D ehehehe
Claro que tenho coragem....deixa-me só estar mais lúcida (pois ontem tive um casamento e hoje fui dar aulinhas.... tireeedddd) e depois a modos que desenvolvo a minha percepção sobre ti:)
Mas tens de fazer uma sobre minhe :D
Beijocas

T-2 said...

blondie
o que eu tentei dizer era, no TEU blog, fazeres um post a pedir ás pessoas que PUBLICAMENTE digam qual a percepção que têm de ti... nem que para tal tenham de escrever como anónimos (pois se o fizerem com o nickname, provavelmente so dizem que "são rosas senhor...")

Blondie said...

T2,
eu já deveria ter aprendido com os meus erros! "Nunca comentar num blog quando estou cansada ou com soninho"... só sai asneira!!
Percebi mal... my mistake!!
Ainda por cima sou loira, num ajuda!

Beijocas